sexta-feira, 25 de outubro de 2013

"SURPRISE"!!


O nosso desafio é para os queridos do grupo ARQUIVO LIBERTÁRIO. Vamos a ele:

O Tropicalismo foi um movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968. Seus participantes em destaque foram os cantores-compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil, além da cantora Gal Costa e do cantor-compositor Tom Zé, da banda Mutantes, e do maestro Rogério Duprat. A cantora Nara Leão e os letristas José Carlos Capinan e Torquato Neto completaram o grupo, que teve também o artista gráfico, compositor e poeta Rogério Duarte como um de seus principais mentores intelectuais. 

O Brasil estava cada vez mais dominado pelas posições tradicionais ou nacionalistas de movimentos ligados à esquerda. Contra essas tendências, o grupo baiano e seus colaboradores procuram universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial, como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica. Assim sendo, os tropicalistas deram um passo histórico à frente no meio musical brasileiro.
Ao mesmo tempo, vários documentos de diferente suportes, foram produzidos durante o movimento e que podemos usufrir até hoje, como: músicas, documentários, cifras, fotografias e etc.
Tendo em vista as informações acima, relacione o movimento Tropicalista e um dos seus documentos (à sua escolha) com a veracidade documental.
 

2 comentários:

  1. lembrando que nao pode haver EDIÇÃO da pergunta APÓS as 21H
    e NÃO pode haver EDIÇÃO da resposta APÓS 21:40H

    ResponderExcluir
  2. http://tropicalia.com.br/wordpress/wp-content/uploads/cache/270d3a5f9414f3d0bed87abd422c52d1_w369_h250.jpg

    A imagem mostra integrantes do movimento musical Tropicália em um programa do Chacrinha que ocorreu em 09 de abril, de 1968.
    Devido a época do acontecimento, são escassos os registros que comprovem que o programa foi ao ar e o ocorrido.

    O único registro encontrado foi a foto que não possui fonte.
    Outra maneira de comprovar seria acesso ao arquivo da emissora
    e entrevista com os integrantes do movimento.
    O que chama a atenção a dificuldade de encontrar registros na internet que comprovem a existência do movimento.
    http://tropicalia.com.br/ilumencarnados-seres/tres-tropicos-da-tropicalia

    ResponderExcluir